 |
Túnel de Maraial, na Zona da Mata Sul. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009). |
 |
Pátio da estação ferroviária de Arcoverde. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009). |
Em 1858, era inaugurada a primeira extensão ferroviária de Pernambuco, a segunda do Brasil. Esta ligava a localidade de Cinco Pontas, no Recife, até a Vila do Cabo (na época). De lá para cá muito ocorreu: crescimento da ferrovia, alavancando a economia do estado e proporcionando muitos benefícios à população, mas também decadência da mesma.
Hoje, a história ferroviária de Pernambuco encontra-se, em sua maior parte, esquecida, abandonada. Mais de 600 quilômetros de trilhos de Recife até Salgueiro sucateados; muitos prédios de estações, armazéns, vilas ferroviárias arruinados, demolidos ou abandonados, e isto é apenas falando da Linha Centro (Recife-Salgueiro), sem contar com as linhas Norte e Sul (respectivamente para a Paraíba e Alagoas) que encontram-se parcialmente operadas pelo serviço do transporte de cargas, em condições semelhantes de abandono.
Ramais como o de Ribeirão a Barreiros e de Paquevira a Garanhuns, que já serviram como melhor opção de transporte para muitos povoados e cidades, encontram-se sem seus trilhos e abandonados.
As obras da nova ferrovia Transnordestina, que visa a integração ferroviária entre os estados nordestinos e com outras regiões do país, encontram-se meio avançadas porém, seu trajeto visa o transporte de cargas, passando longe dos centros urbanos e a partir disso fica a pergunta: São estas verdadeiras políticas ferroviárias? Não, pois ao contrário de como se faz no Brasil, a ferrovia deve trabalhar lado a lado com a rodovia e não ser deixada como uma opção qualquer.
Enfim, a história ferroviária de Pernambuco não está sendo realmente preservada. Algumas prefeituras e populações realmente preocupam-se com a preservação desta história, como é o caso de Palmares, Bezerros, Sanharó, Mimoso (Pesqueira-PE) e outras que se preocuparam em ao menos preservar suas estações. Se todos seguissem esse exemplo e fizessem um pouco por isso, hoje a situação seria bem diferente. Enquanto isso não acontece, está a ser enterrada uma parte importante da história dos transportes no estado e no país.
 |
Antiga estação ferroviária de Jaboatão: Um panorama do descaso cometido com a história da ferrovia em Pernambuco. |