quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Descaso em Jaboatão: É do Brasil!!!!

  Inaugurada em 1885, a estação ferroviária de Jaboatão tem grande valor histórico para o estado e para a história ferroviária do país.
  Por volta de 1912, a Great Western Brazil Railway centralizou sua sede e oficinas de reparos e manutenção ao lado da estação de Jaboatão. Esta, por sua vez, com esse acontecimento teve sua importância aumentada mais ainda.
  A mesma funcionou de 1885 até o início da década de 1990. Muitas empresas já passaram por lá: EFCP, GWBR, RFN, RFFSA e CBTU. Milhares de pessoas embarcaram e desembarcaram em suas plataformas, quer vindas do Sertão, Zona da Mata ou Agreste, da Capital ou partindo. Já presenciou capítulos da História política do Brasil, quando revoltosos roubaram da Coluna Prestes, em 1926, roubaram um trem só o abandonando em Gonçalves Ferreira (Caruaru), pela intervenção da polícia.
  Sua arquitetura é bela, formada pela junçãao de traços brasileiros, ingleses e franceses. Hoje, parte das oficinas deram lugar a estação do Metrô do Recife, construída por volta de 1985, mais ou menos 100 anos após a inauguração da antiga e saudosa estação de trem, que encontra-se totalmente abandonada, depedrada e arruinada. Sua cobertura já não existe mais, paredes pichadas, o mato tomou conta das plataformas  do pátio.
  É mais um capítulo da história ferroviária do estado no lixo. PARABÉNS BRASIL!  

 A estação em 1986, ainda em funcionamento. (Foto do site Estações Ferroviárias do Brasil)