quarta-feira, 9 de maio de 2012

A ponte de trem no vale de Mimoso

  Neste ano, completam-se 100 anos da chegada do trem em Arcoverde. Até que isso fosse possível, em 1912, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (depois Linha Centro) teve que vencer inúmeros obstáculos naturais, a exemplo da Serra das Russas entre Pombos e Gravatá. Um ano antes, em 1911, era inaugurada a estação de Mimoso, localizada a cerca de 18 quilômetros da estação de Arcoverde, uma distância relativamente curta, mas que ainda reservava aos engenheiros da Great Western (empresa concessionária da Linha na época), alguns desafios. O principal destes desafios estava a apenas um quilômetro e meio da estação de Mimoso: transpor um vale entre os montes da região. Para isso foi necessário construir, em meio a caatinga mais uma obra de arte; dessa vez uma ponte de 130 m de comprimento em linha reta. A altura máxima dessa construção com relação ao solo se aproxima dos 20 m. A imponente construção tem uma estrutura de ferro no seu vão apoiada sobre pilares de tijolos de pedra.
  O Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco visitou a construção em fins de Outubro de 2011. Um pouco antes do local da ponte, que permanece intacta, nota-se um trecho em que os trilhos foram roubados, restando apenas o caminho de terra. Notamos também a presença de restos de dormentes do trecho em que os trilhos foram roubados. Trouxemos conosco, como lembrança, um apetrecho utilizado na fixação dos trilhos aos dormentes na via férrea e que estava jogado próximo a ponte.

Trajeto da ferrovia entre a ponte e a estação de Mimoso. (Imagem: Google Earth - 2002) 


  Veja a seguir o vídeo que fizemos em nossa visita a ponte ferroviária em Mimoso.


sábado, 5 de maio de 2012

Preservação na Linha Sul e Ramais

  A mata Sul de Pernambuco traz uma parte importantíssima da história ferroviária de Pernambuco. Fora as muitas ferrovias particulares de Usinas que existiram nesta região, haviam os trens que circulavam entre Recife e Maceió, Ribeirão a Cortez e a Barreiros e Paquevira a Garanhuns. Dentre todas estas linhas está o trecho ferroviário mais antigo do estado e um dos mais antigos do Brasil, compreendido entre Cabo e Palmares, que foi concluído em 1862.
  Entre os anos 1970 e 1980 todo o tráfego de trens de passageiros foi suspenso na região. Muitas estações ficaram abandonadas e fechadas por anos. O projeto da Transnordestina a partir de 2001 iniciou o trabalho de recuperação da Linha Sul entre Cabo-PE e Propriá-AL para o transporte de cargas, o que não serviu de nada às estações que continuaram, muitas, abandonadas; outras foram transformadas em centros culturais e este é o projeto formalizado entre essas cidades a pouco tempo, para preservarem suas estações para fins culturais.
  Abaixo temos algumas fotos tiradas pelo MFPE em 2010, em nossa expedição à Linha Sul.
Estação de Palmares. (Foto: Arquivo Pessoal - Janeiro de 2010).

Estação de Catende. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Estação de Maraial.  (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Estação de Joaquim Nabuco. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Estação de Jaqueira. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).
 
  A seguir fotos de algumas estações já dentro do projeto de preservação e de outras que já eram preservadas, tais como Palmares, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Catende. Estas fotos são de Sergio Falcetti e foram retiradas de http://www.panoramio.com/user/4769416/tags/Esta%C3%A7%C3%A3o%20Ferrovi%C3%A1ria?photo_page=2 .

Estação de Garanhuns - Linha Sul. (Foto: Sergio Falcetti).
Estação de Angelim - Ramal de Garanhuns. (Foto: Sergio Falcetti )
Estação de Canhotinho - Ramal de Garanhuns. (Foto: Sergio Falcetti ) 



Estação de Cortez- Ramal de Cortez. (Foto: Sergio Falcetti ) 


Estação de Maraial - Linha Sul . (Foto: Sergio Falcetti ) 

Estação de Palmares - Linha Sul. (Foto: Sergio Falcetti ) 

Estação de São Benedito do Sul - Linha Sul. (Foto: Sergio Falcetti ) 

Estação de São João - Ramal de Garanhuns. (Foto: Sergio Falcetti )