terça-feira, 21 de outubro de 2014

Uma evidência da regressão

  Em 20 de Outubro de 2014 completaram-se 133 anos da inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro do Recife ao Limoeiro, o embrião da Linha Norte de Pernambuco. Este primeiro trecho partia da estação do Brum, próxima ao forte de mesmo nome, no bairro do Recife, onde hoje funciona o Memorial da Justiça, e seguia atravessando o rio Capibaribe por uma ponte ferroviária anterior a atual Ponte do Limoeiro (daí vem o nome da atual ponte, da E. F. Recife ao Limoeiro), alcançando a atual Avenida Norte, com estações em Encruzilhada, no largo, e Arraial. Continuando, a linha atravessava o bairro da Macaxeira, seguindo beirando a Mata de Dois Irmãos, pela atual Estrada dos Macacos, que nada mais é que o próprio leito da antiga via férrea, conservando ainda os pontilhões e a estação que deu nome a estrada, a estação Macacos. Seguindo pelo bairro da Vila da Fábrica em Camaragibe, a ferrovia acompanhava em paralelo a atual Dr. Belmino Correia, seguindo de encontro ao trecho até hoje existente a partir da estação de Camaragibe, daí a São Lourenço, Paudalho, etc.
Estação de Encruzilhada (Imagem: Do site "Estações
Ferroviárias do Brasil")
  Mas, por que regressão? Perdemos uma ferrovia que hoje poderia estar desafogando a Zona Norte da cidade. Hoje Recife vive um caos urbano, vias lotadas de carros, motocicletas e ônibus, um caos gerado pelo constante crescimento populacional vivenciado na cidade e a falta de um planejamento de mobilidade urbana sério. Mas, sério em que sentido? Que valorize o transporte sobre trilhos como solução para boa parte desses problemas. Essa é a regressão, o fato de já ter havido uma linha de trem cortando um dos principais corredores da Zona Norte do Recife, a Avenida Norte. Seria esse o momento de corrigir o erro da desativação e trazer o transporte sobre trilhos de volta, não só na Região Metropolitana do Recife, mas também com a reativação das linhas para o interior do estado.