domingo, 16 de janeiro de 2011

Descaso com a estação Engenheiro Cornélio em Triunfo

  Construída pela RFN (Rede Ferroviária do Nordeste) em 1957, no distrito de Canaã em Triunfo, a estação de Engenheiro Cornélio segue o modelo das estações de Carnaíba e São Serafim.
  A estação encontra-se no meio do nada. De acordo com o site Estações ferroviárias do Brasil, por causa da mudança do traçado da estrada Tabira - Serra Talhada, a povoação de Canaã desenvolveu-se a vários metros da estação, deixando-a isolada.
  O conjunto dessa estação contava com: prédio principal, armazém, caixa da d'água, casa do agente e vila ferroviária de oito casas. Hoje tudo isso encontra-se abandonado e depedrado.
  O prédio principal está totalmente arruinado, resistindo ainda algumas paredes e a cobertura da plataforma. Do ármazém, só as bases ficaram para contar história. Das casas da vila ferroviária e a do agente também só rstam os alicerces. A caixa d'água é a única que ainda escapa.

Caixa d'água da estação

A estação de Engenheiro Cornélio


  É o destino de mais uma estação ferroviária no país. Então, parabéns Brasil por "preservar" sua história! 

2 comentários:

  1. e gasta rios de dinheiro com copa, para o Brasil levar fumo dentro de casa e estádios que estão sem uso elefantes brancos !

    ResponderExcluir
  2. Esses monumentos teriam que ser preservado para ficar na historia e conhecimentos dos nossos filhos como ponto turístico.

    ResponderExcluir