domingo, 16 de janeiro de 2011

O primeiro túnel ferroviário do Brasil

  O primeiro túnel ferroviário aberto em nosso país é pernambucano. Foi construído entre 1858 e 1859 e localiza-se a alguns quilômetros da estação do Cabo, na Linha Sul.
  Possui 150 m de comprimento e cerca de 4 m de largura. Sua estrutura encontra-se intacta, apresentando ainda suas características originais. (Fonte: Estevão Pinto - História de uma estrada de ferro do Nordeste - 1949).
  Em fins de 2009 o túnel foi limpo e revitalizado para ser utilizado pela nova ferrovia Transnordestina.
  Em 2010, nós do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco fomos conhecer o túnel. Ao redor do mesmo, algumas poucas casas, um pequeno córrego e algumas nascentes e muitas árvores.
  Quando o atravessamos notamos , em seu interior, algumas cavidades para se alojar pessoas que estivessem o atravessando e viesse algum trem. Suas paredes são ladrilhadas e seu clima interno é um pouco frio.

O túnel do Pavão
  Realmente é uma beleza tal obra de arte no meio da vegetação típica da Zona da Mata. Vale a pena conhecer!
 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Márcio, não sei como, mas seu comentário foi removido, mas consegui ver a mensagem por e-mail. O Túnel localiza-se entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Litoral de Pernambuco. Por via férrea, da estação ferroviária do Cabo até o Túnel são 4,5 km apenas.

      Excluir
  2. Olá amigo, boa tarde. O acesso a este túnel seria pela antiga estrada rodovia, passando pelo Sesi, depois atravessando a 101 Sul ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo. O acesso ao mesmo é pela BR-101 Sul. Fica próximo a Mercês. Fica do lado esquerdo, sentido Recife - Ribeirão. A referência para o mesmo é quando se cruza a Ponte sobre o rio Pavão, na BR.

      Excluir
  3. Tranquilo André, vou ver uma galera pra ir lá pedalando e tirar algumas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, muito interessante também é fazer o percurso pelos trilhos a partir da estação ferroviária do Cabo.

      Excluir
  4. Que legal passei muitas vezes nesse túnel de tren que saudade

    ResponderExcluir