terça-feira, 19 de abril de 2011

Arcoverde: a beira do centenário

  Arcoverde, média cidade pernambucana, é considerada por muitos o portal do Sertão pernambucano, pois é nela onde, simbolicamente, termina o Agreste. A estação ferroviária de lá está próxima ao seu centenário. Inaugurada em 1912, pela G.W.B.R.,  foi ponta de linha da Central de Pernambuco de sua inauguração até 1930, quando foi inaugurada a estação seguinte (Henrique Dias). Na época o nome da cidade era Olho D'água dos Bredos e o da estação era Barão de Rio Branco, como ainda pode-se ver por baixo do nome atual, numa das paredes da estação.
  O pátio da estação, com três linhas, garagens para autos de linha e deposito de combustível e água, mostra o quanto essa estação era importante. Hoje, encontra-se razoavelmente conservada e próxima do seu centenário, ano que vem (2012). Será que vai haver algum marco para a comemoração desse aniversário? Nem precisa, pois só preservando-a, o povo e a prefeitura estarão dando um grande presente.






Fotos da estação e alguns itens de seu pátio (Arquivo pessoal - janeiro de 2009)

2 comentários:

  1. não houve comemoração nenhuma, muito pelo contrário, atearam fogo nela... e está em total estado de abandono. AS autoridades locais dão a desculpa que i IPHAN não permite que ela nem sequer receba uma de mão de tinta! vergonha!

    ResponderExcluir
  2. essa IPHAN só serve para atrasar ,sua função e deixar virar lixo e tapera sucata kkkkkkk

    ResponderExcluir