quarta-feira, 27 de julho de 2011

Visita a Aliança e Timbaúba (Parte 2)

  A outra estação visitada pelo MFPE no dia 18 de Julho de 2011 foi Timbaúba. Como constatamos em nossa visita, o pátio da estação é bem amplo, com três linhas e vários itens, demonstrando o quanto essa estação era importante. A mesma foi inaugurada no ano de 1888 e ficou como ponta de linha desta ferrovia até o ano de 1900 quando foi inaugurada a estação de Rosa e Silva (a última em território pernambucano) que permitiu a ligação com a Paraíba.
  Há anos trens de passageiros já não passam em Timbaúba, apenas os raros cargueiros da Transnordestina Logística.
Sinaleira próximo ao início da plataforma de passageiros de Timbaúba. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).

Vista do pátio de Timbaúba. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).

Velha caixa d'água da estação, dos tempos da Great Western. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).

A estação de Timbaúba. 9Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).

A estação também possui uma plataforma central. Na foto ela está do lado esquerdo, coberta pelo mato. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).


Essa plataforma ao fundo, fica sobre os trilhos da terceira linha do pátio. Ao que me parece, servia para carregar os vagões de carga, que ficavam embaixo e os caminhões, de cima, deixavam suas cargas. Na foto abaixo, pode-se notar as aberturas no piso dessa plataforma. (Fotos: Arquivo pessoal: Julho de 2011).

A casa do chefe. (Foto: Arquivo pessoal: Julho de 2011).
  Haviam desvios que partiam da linha alguns metros após o pátio, circulava a casa do chefe dando acesso a algumas casas da ferrovia (como garagem para autos de linha) e retornava a linha já pátio.
Nesta foto, o desvio (de baixo para cima), saindo da linha. Do lado esquerdo está o muro da casa do agente, à direita uma praça. Como pode-se notar nos pequenos desvios em direção a praça, a mesma foi construída no local onde haviam casas de apoio da ferrovia. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).

De outro ângulo o desvio e uma garagem para autos de linha. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2011).
   Abaixo, um esquema do pátio da estação de Timbaúba.
Arquivo pessoal - Julho de 2011.

   Felizmente, o prédio da estação está razoavelmente preservado. Como aqui só passam cargueiros, resta só a lembrança do saudoso trem de passageiros "Asa Branca" que rumava para a Paraíba.

Um comentário:

  1. trem de passageiros pode voltar, só falta bom senso dos politicos e empresários e a população se unir e lutar para isso

    ResponderExcluir