A referida estação, possuía duas plataformas e pátio amplo. Seu prédio é muito grande, conjugado aos armazéns, o que dá a ideia de que a estação era bastante importante para a localidade. Realmente, a ferrovia trouxe grandes benefícios a Bezerros.
Na década de 1980, a estação foi desativada. Durante anos permaneceu fechada. Segundo Robeval Lima, artesão local, famoso pela confecção dos Papangus que caracterizam o Carnaval local: "A estação estava esquecida, até quase foi incendiada (...)" O mesmo Robeval foi um dos responsáveis pela iniciativa de revitalização da estação e a transformação da mesma num ponto turístico da cidade.
O Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco esteve lá em 2008. A atual "Estação da Cultura" abriga centro de informações turísticas; museu da cidade, com um surpreendente acervo e também há uma parte destinada ao acervo cultural. Pelo que vimos, a estação estava num ótimo nível de conservação.
Em uma de suas plataformas está um velho vagão de madeira onde podem ser compradas lembranças da cidade. O mesmo veio de Recife e foi recuperado, sendo preservadas as suas características originais.
A bela fachada da estação de Bezerros. (Foto: Arquivo pessoal - 2008). |
Pátio da estação. No canto esquerdo da foto pode-se ver o início da plataforma secundária. (Foto: Arquivo pessoal - 2008 |
A plataforma principal da estação de Bezerros. (Foto: Arquivo pessoal - 2008). |
O vagão de madeira estacionado no pátio da estação. (Foto: Arquivo pessoal -2008). |
A estação de um outro ângulo. (Foto: Arquivo pessoal - 2008). |
bezerros vira as costas para as ferrovias ,só balela mi.mi .mi ilário !
ResponderExcluirMuito bonita! Parabéns pela iniciativa de preservação!
ResponderExcluircorreção;a estação de Bezerros foi desativada na decada de 70,voltou a funcionar como espaço cultural em 1992
ResponderExcluir👏👏👏👏👏
ResponderExcluirEssa estação será operada pela CPTM em 2025 está no projeto !
ResponderExcluir