quarta-feira, 25 de maio de 2011

A estação de Boa Viagem foi realmente demolida?

  Inaugurada pelos irmãos Mornay em 1858, a estação de Boa Viagem fez parte da segunda ferrovia inaugurada no Brasil, a de Recife ao Cabo de Santo Agostinho ( primeiro trecho da Estrada de Ferro do Recife ao São Francisco). Funcionou regularmente desde sua inauguração até 1997, com quase 140 anos. Nesse mesmo ano os trabalhos lá foram encerrados para a construção da Linha Sul do Metrorec que seria no leito da antiga ferrovia. Boa Viagem foi demolida para dar lugar a estação Aeroporto do Metrô, é o que diz o livro " Da Great Western ao Metrô do Recife" que até conta a seguinte história do dia da demolição da estação:


  "A estação de Boa Viagem ficava na altura do aeroporto de Recife, junto à avenida Barão de Souza Leão. Hoje, no local, está sendo construída (em 2003) a Estação Aeroporto do Metrorec. Lembro-me do dia, um sábado pela manhã, em que nós fomos autorizados a demolir a estação. Corri lá para pegar a placa da estação, que hoje está no Museu do Trem na Estação Central".


  Ano passado (2010), o Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco começou a estudar a possibilidade de a estação ter sido realmente demolida. Fomos ao local que fica num antigo almoxarifado da R.F.F.S.A.,mas não conseguimos chegar perto da estação, embora do metrô tenhamos avistado algumas ruínas. 
  Com o auxílio do Google Earth (imagens de satélite), constatamos que a estação não foi demolida, ou se foi, parcialmente. Mas, para acabar de vez com essa dúvida, iremos lá em breve. Enquanto isso, ainda fica a pergunta: Boa Viagem foi realmente demolida por completo?
O almoxarifado da R.F.F.S.A., em frente ao Aeroporto do Recife  (Imagem: Google -  2010)

O almoxarifado,as ruínas de Boa Viagem e a antiga variante que ligava a Linha Sul em Boa Viagem à  Linha Centro em Edgard Werneck. Hoje ainda é utilizada pelos trens diesel da CBTU para irem à manutenção . (Imagem: Google -  2010)


As ruínas que possivelmente são da estação de Boa Viagem. (Imagem: Google -  2010)


2 comentários:

  1. As ruínas da antiga estação Boa Viagem são vistas por qualquer observador atento que passe por ali no metrô . A referida estação que foi demolida , tratava-se de uma plataforma que sucedeu a antiga estação e estava localizada alguns metros ao sul , onde hoje localiza-se a estação Aeroporto do metrô . Tal plataforma servia para embarque e desembarque de passageiros dos trens de subúrbio da linha sul que antecederam o metrô .

    ResponderExcluir
  2. As ruínas atualmente foram tomadas pelo mato. Nasceram muitas árvores. Desapareceu.

    ResponderExcluir