segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma tentativa de ferreomodelismo

  Em Janeiro (2011), ao pesquisar sobre o hobby do ferreomodelismo, notei que as miniaturas no geral retratam ferrovias do Sul ou Sudeste, tanto nos pequenos trens quanto estações. Daí me desafiei: Tentar desenvolver uma estaçãozinha das de Pernambuco em miniatura, sem ter técnica alguma. Na minha mente logo veio a estação Central do Recife, mas pelos detalhes e pela complexidade mudei de ideia. Também pensei em retratar Jaboatão, Bezerros, mas no final de tudo decidi tentar modelar a pequena estação de Sanharó.
  O material base principal que escolhi foram paletas médicas, aquelas que parecem com palitos de picolé mais largos e servem para abaixar a língua. Passou-se Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, e em Maio, depois de muitas desistências parciais, ausência de tempo disponível para dar continuidade ao meu trabalho, conclui parcialmente.
  Embora não tenha ficado um trabalho tão resistente, apesar de todo o trabalho que tive, realmente valeu a pena. Falta só colar a plataforma e alguns outros detalhes, mas até que ficou bonita. Mesmo não totalmente concluída, a estaçãozinha enfeita a sala de estar de minha casa. (André Luiz)

Logo no início da construção. Até esse momento os obstáculos ainda não eram grandes. (Foto: Arquivo pessoal - Fevereiro de 2011).



A pintura: Achar a tinta adequada e fazer o mínimo detalhamento exigiu muita paciência. (Foto: Arquivo pessoal - Março de 2011).


Desenvolvendo o telhado. 


Depois de muito trabalho... (Foto: Arquivo Pessoal - Abril / Maio de 2011).



Aqui a estação real. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2009).

2 comentários:

  1. Grande André

    Sou apaixonado por trens e ferreomodelismo, além de estar estudando eng civil, logo meu sonho mesmo é poder reproduzir a estação central do Recife, mas para isso ela tem que ser reaberta pois, preciso de mais fotos e medidas (para ficar o mais próximo do real). Ainda não tinha feito nenhuma tentativa de modelar uma estação mas, essa estação de Sanharó que você fez ficou muito boa mesmo, até mesmo para quem já tem experiencia. Tai, me motivou a tentar também, porém acho que vou usar o velho papel paraná que dizem é otimo para esse tipo de coisa. Parabens

    ResponderExcluir