sábado, 10 de setembro de 2011

Episódio interessante em Palmares

  Retirada do livro " Antologia ferroviária do Nordeste" de Alcindo Souza, a breve história a seguir trata de um episódio curioso ocorrido em nossas ferrovias.
  " Este fato causou grande repercussão na cidade de Palmares em meados dos anos de 1940. Se lenda ou realidade, ainda não se chegou a uma conclusão, mas o povo acredita que o fato tenha mesmo ocorrido. Muito embora a composição do trem MS-2 já houvesse partido da estação de Palmares com destino a Recife, uma anciã, bem marcada pelo tempo, insistiu junto ao bilheteiro para que lhes vendesse uma passagem de 2ª classe para a capital pernambucana. A negativa do funcionário deveu-se à falta de outro trem naquele dia. A anciã, então, convicta que o trem MS-2 regressaria para apanhá-la, insistiu junto ao bilheteiro, até que a locomotiva da composição, não vencendo o aclive do quilômetro 119 ( a cerca de 6 quilômetros da estação), retornou a estação de Palmares. Desatrelada da composição, a locomotiva foi recolhida às oficinas para exame, não ficando constatado nenhum defeito. Tão logo, a velhinha subiu ao trem, a composição partiu sem mais contratempo. Ninguém até hoje soube explicar este fato tão curioso." 
A estação de Palmares. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Um comentário:

  1. P,ra se voltar o trem de passageiros Palmares-Recife, precisa de uma rigorosa manifestação popular, manifestação essa q ainda não deixa de ser difícil a concretização da coisa, mesmo a ferrovia ter sido implantada p,ra o social. É preciso insistir, pois, a administração da companhia não tem um pingo de interesse, como me falou um certo operário ferroviário: "mesmo q dê, a companhia não bota".

    ResponderExcluir