sábado, 7 de abril de 2012

Abril, mês do ferroviário

  O Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco parabeniza e homenageia todos os ferroviários e ex-ferroviários por essa data. No próximo dia 30 de Abril é comemorado o dia do ferroviário, profissão que ajudou a construir o país e que hoje não se encontra valorizada como deveria ser.
  Maquinistas, foguistas (no tempo das locomotivas a vapor), chefes de estação, engenheiros, telegrafistas e tantos outros cargos existiram na vida ferroviária. Nas mãos desses trabalhadores estava a responsabilidade de conduzir muitas vidas a seus destinos e toneladas de cargas em grandes e variadas composições. Foi com essa responsabilidade que os mesmos ajudaram e ainda ajudam no crescimento e desenvolvimento do Brasil e de muitas outras nações.
Maquinista na primeira locomotiva de Pernambuco.

Ferroviários em greve em frente a estação ferroviária de Jaboatão. (Fonte: Blog - Jaboatão Redescoberto).

Maquinista da CBTU. (Fonte: Site da CBTU).

Ferroviários na estação de Russinha. (Fonte: Livro " Antologia Ferroviária do Nordeste" - Alcindo Souza).

Maquinista da velha "Great Western Brazil". (Fonte: Livro "História de uma Estrada de Ferro no Nordeste").

Maquinista conduzindo trem do forró na Serra das Russas, na década de 1990. (Fonte: Livro "Da Great Western ao Metrô do Recife").
 Fica a breve homenagem do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco aos ferroviários e ex-ferroviários.

3 comentários:

  1. Parabenizo pela iniciativa do Projeto.
    Estava em Garanhuns hoje, e na volta para o Recife, fui entrando em cada cidade pelo caminho, registrando em fotos as Estações Ferroviárias que encontrei pelo caminho, tentando entender a razão de não mais se utilizar esse meio de transporte para passageiros, sobretudo em Pernambuco.
    Se de carro já observei belíssimas paisagens, imagine quão belas seriam as vistas pelos privilegiados que passaram de trem por aquelas estações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amigo, quantas paisagens não deixaram de ser vistas por muitos quando nossas ferrovias foram abandonadas. Vistas privilegiadas de grandes paisagens.

      Excluir
    2. Gostaria também de deixar meus parabéns para esses verdadeiros heróis que carregaram e carregam o país nas costas (ou seria nos engates?) temos muito o que agradecer aqueles que, anonimamente, subiram e desceram serras, atravessaram pontes, cruzaram matas, levaram cargas e tantos passageiros Brasil afora, esses que sofreram com o desmantelamento e abandono de nossas ferrovias, esses que até hoje estão a beira da linha longe dos trilhos do reconhecimento.

      Excluir