terça-feira, 23 de outubro de 2012

Estações ferroviárias fantasma em Pernambuco

  Prédios que outrora foram de grande importância para o progresso de nosso estado, serviram como ponto de embarque e desembarque de passageiros e cargas. De edificações mais robustas a simples paradas com prédios bem singulares ou pequenas coberturas; dessa forma foram construídas nossas estações ferroviárias, cada uma com suas particularidades, elaboradas de acordo com o tráfego cujo fossem responsáveis por atender, seja em pequenos povoados como Mimoso e Ipanema em Pesqueira, em cidades de tamanhos variados como Salgueiro, Catende, Timbaúba, ou em cidades de maior densidade demográfica como Recife, Jaboatão, Cabo. Uma coisa é certa, todos esses pontos de parada tiveram sua importância, porém hoje nem todos são valorizados como deveriam.
  Pernambuco já chegou a ter mais de 130 pontos ferroviários contando com postos telegráficos, paradas e as estações com prédio (houveram pontos de embarque apenas com uma simples cobertura, sem edificações mais complexas). De todas essas construções muitas se transformaram em verdadeiras construções fantasma.
  Veja a seguir algumas dessas "estações fantasma":

1 - Estação Felipe Camarão (Linha Centro - km 522)

A estação de Felipe Camarão, com destaque para a cobertura da plataforma. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2012).

De uma das extremidades da plataforma de Felipe Camarão podemos ver o prédio da estação e a grande vala das obras da Transnordestina. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2012).
  A estação de Felipe Camarão, construída e inaugurada entre o fim da década de 50 e o início da década de 60 do século passado. Desativada há mais de 15 anos, hoje sem seus trilhos, sem portas e janelas, com praticamente todo o teto já saqueado, é uma estação fantasma à beira do leito da Ferrovia Transnordestina, a qual passa onde ficavam a vila ferroviária de a casa do chefe da velha estação.

2 - Estação São Serafim (Linha Centro - km 479)
Estação Ferroviária de São Serafim, no município de Calumbi em pleno Sertão do Pajeú  (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2012).

Vista da plataforma da estação de São Serafim. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2012).

As ruínas da velha estação ao fundo. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2012).
  Mais uma estação fantasma registrada pelo Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco foi São Serafim, no município sertanejo de Calumbi. Fica localizada a cerca de 1 km da centro comercial da cidade, mas a sensação é de se estar a vários quilômetros da urbanização. Com exceção de umas poucas casas, algumas abandonadas e de alguns caprinos, o local é realmente muito esquisito. As casas da vila ferroviária e casa do chefe da estação foram demolidas, o local onde ficavam forma um longo pasto onde ainda existem algumas ruínas de tais construções. Os trilhos ainda existem, da mesma forma reservatórios subterrâneos para armazenar água que compunham o conjunto ferroviário. O edificação principal da estação não tem mais portas e janelas nem seu teto. Partes das paredes já vieram a baixo, porém a maior parte continua de pé resistindo a ação do tempo.

3 - Estação Iguaraci (Linha Centro -  km 381)

O centenário Luiz Gonzaga, pintado numa das extremidades laterais da estação de Iguaraci. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Trilhos e plataforma da estação de Iguaraci. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).


  A pintura do rosto de Luiz Gonzaga numa das laterais da estação de Iguaraci é apenas ilusória da real situação da estação. A mesma perdeu já praticamente todo seu telhado e suas portas e janelas, pelo que se observa tudo indica que foi por meio de furtos. A estação não fica tão distante da cidade, porém suas proximidades são um pouco desertas; tal condição e a situação de conservação do prédio caracterizam mais uma estação fantasma no Sertão do Pajeú.
  É realmente lamentável tais prédios estarem nessa condição de abandono, porém há muitos outros além dos citados acima nesta situação, o que é realmente triste pelo fato de essas edificações guardarem parte importante da nossa história e pelo muito que serviram aos pernambucanos em geral.

3 comentários:

  1. recupere essa estação que tem a pintura com Luiz Gonzaga .mantenha essa memória viva que falta de bom senso ! prefeito não vai gastar rios de dinheiro só boa vontade .ei amantes da ferrovia se mexam faça protestos vá luta ,não seja moscas mortas kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Triste ver memória do nosso estado totalmente abandonada.
    Lembro que na minha adolescência íamos prá calumbi paquerar as lindas garotas daquela cidade e ao anoitecer ficávamos nesta estação ferroviária esperar o trem para Serra Talhada 😢

    ResponderExcluir
  3. Acho um verdadeiro crime um património historico da fefrovia Brasileira ser desprezado desta forma. Nunca endendi a privatização da rede ferroviaria neste pais!!!!!
    Um perna...

    ResponderExcluir