sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Palmares e o trem: Uma história de 150 anos

   A 30 de Novembro do ano de 1862, há 150 anos atrás, estava inaugurada a estação de Una (atual Palmares), no povoado de mesmo nome, localizado na confluência dos rios Una e Pirangi. É esta a estação final da chamada "terceira secção" da Estrada de Ferro Recife ao São Francisco.
  Distante 124,7 km do Recife por via férrea, a vila de Una tinha como sua base econômica um pequeno engenho açucareiro. Quando da chegada do trem e a consequente implantação de uma estação ferroviária no local, a vila cresceu bastante tornando-se  município e separando-se de Água Preta, em 1873, já com a atual denominação, Palmares.

  "Una (hoje Palmares) era, nos meados do século XIX, uma simples povoação, que vivia da dependência do engenho Trombeta. Em torno da estação ferroviária, montada à margem do rio Una, cresceu a povoação, a ponto de tornar-se maior do que a sede do próprio município e comarca - Água Preta. Como observa Mário Lacerda de Melo, Água Preta continua pachorrenta e, perto dela, "Palmares é quase uma capital". (Estevão Pinto, 1949. História de Uma Estrada de Ferro do Nordeste)
  
  Durante 20 anos a estação ferroviária de Palmares foi ponta de linha da Estrada de Ferro Recife ao São Francisco, fator que foi de suma importância para a referida evolução da pequena vila que acarretou na sua emancipação política. Somente em 1882 foi inaugurada a estação de Catende e em 1894, foram construídas as estações intermediárias de Pirangi e Boa Sorte, para atender principalmente a usinas açucareiras. 
  Desde 1862 quando foi inaugurada, a referida estação sempre teve bastante importância. Lá foram construídas vila ferroviária e grandes armazéns de carga. Houveram também oficinas da rede para a manutenção de vagões, carros de passageiros e locomotivas. Na década de 1940, foi instalada em Palmares, pela Great Western, uma escola técnica com capacidade para 100 alunos. Foi esta a escola Assis Ribeiro. 
  A estação atendeu por muitos anos os trens de passageiros e cargueiros que seguiam para Maceió ou Recife. Hoje, decorridos 150 anos de sua inauguração, está desativada funcionando como a Casa da Cultura Hermillo Borba Filho, mantendo preservadas suas características originais e abrigando ainda em suas dependências o museu da cidade. Os velhos armazéns estão abandonados e o tráfego de trens cargueiros por parte da concessionária atual da linha é muito fraco, mesmo sendo Palmares um ponto de apoio da mesma na manutenção da via. 
  Nos dias atuais, a solitária e preservada plataforma de embarque da estação de Palmares que serviu de porta para o progresso local, outrora movimentada por ambulantes, ferroviários e passageiros, guarda a lembrança de um século e meio de história. 


A estação de Palmares em dia festivo: crianças aguardam o trem na plataforma. ( Imagem: Do site -  http://www.lugaresesquecidos.com.br)
Vista da plataforma da estação de Palmares, inaugurada em 1862. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Os velhos armazéns não tiveram a mesma sorte que o prédio principal e ficaram abandonados.  (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

A fachada da velha estação que hoje abriga uma casa da cultura e o museu da cidade. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).


A plataforma de embarque e sua cobertura. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

A estação vista de cima de uma antiga estrutura da RFFSA.  (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).


A estação no ano de 2012 em novas cores. (Foto: Sergio Falcetti - 2012).







5 comentários:

  1. A Transnordestina Logística está operando em Pernambuco? Eu ouvi falar que os ramais da Paraíba e Pernambuco haviam sido desativados!

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    1. Daniel, a linha entre Pernambuco e a Paraíba é ainda operacional pela Transnordestina, porém raros são os trens a circularem pela mesma. E no sertão está em construção a ligação Salgueiro - Suape, que se encontra já nas proximidades do município de Pesqueira (Sentido Salgueiro - Suape).

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    2. Aqui no Ceará o movimento de trens de carga está razoável,circulam pelo Estado em média seis trens por dia, com destino ao Piauí ou Maranhão, mas no sentido da Paraíba e Pernambuco nunca mais tive notícias de mercadorias sendo transportadas!

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  2. A Transnordestina Logística voltou a operar no Porto do Recife?

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    1. Daniel, há um tempo atrás, numa notícia de jornal, vi que os trens de carga do Porto voltariam a circular, porém nada até agora. A última vez que tive notícias de um cargueiro por aqui foi há cerca de dois meses atrás, quando um carregado com açúcar descarrilhou no bairro de Santa Mônica em Camaragibe, na linha que vai para a Paraíba.

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