domingo, 21 de julho de 2013

Caminhada pela preservação e memória da ferrovia

  No Sábado, 20 de Julho de 2013, realizou-se a primeira caminhada "Nos trilhos da história" pela ONG Movimento Nacional Amigos do Trem em parceria com o Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco e apoio da Associação Pernambucana de Ferreomodelismo e Preservação Ferroviária (APEFE). O evento ocorreu entre a estação ferroviária do Cabo de Santo Agostinho-PE (estação mais antiga do Brasil em funcionamento) e o Túnel do Pavão (primeiro túnel ferroviário do Brasil), num percurso de 4,5 km atravessando  um trecho de transição entre a área urbana e a paisagem da mata atlântica.
Grupo reunido na hora da partida, nas escadas da estação do Cabo. (Foto: Acervo pessoal - 20/07/13)
                   
   O evento, com partida programada para as 08h00min teve alguns contratempos e veio começar às 08h40min, fato que não implicou na má realização do evento, que correu muito bem por sinal.
  Participaram do evento 25 pessoas entre crianças, adultos e adolescentes.
  Após cerca de duas horas de caminhada o grupo alcançou o Túnel do Pavão. Durante o percurso houveram momentos de parada para apreciação da paisagem local, formada por belos trechos de mata, canaviais e nascentes, contrastadas com os trilhos da antiga linha sul de Pernambuco e seus pontilhões. Infelizmente há trechos em que ocorre incidência de desrespeito ao meio ambiente, com lixo jogado à beira da mata e dentro de riachos e córregos. Há também, lastimavelmente, trechos em que os trilhos encontram-se cobertos de lixo, fora que a linha já mostra vários sinais de abandono, algo absurdo, pois trata-se da segunda ferrovia aberta no Brasil e a primeira do estado de Pernambuco e que deveria num mínimo estar sendo operada por um trem de turismo, e até por trens regulares de passageiros, ou cargueiros.
  Antes de chegar ao ponto final, passou-se pela plataforma da antiga parada de Charneca, tomada pelo lixo e pelo mato.
  Ao fim da caminhada, os participantes se manifestaram positivamente a respeito da mesma e que estão dispostos a fazer outras.
  O evento, realizado em prol  da memória da ferrovia e pelo retorno dos trens de passageiros, ocorreu com sucesso e ficou como um marco na luta pela valorização de nossos trilhos, que fazem parte de nossa história e de nossa identidade.
Faixas em frente à estação do Cabo (Imagem: Acervo pessoal - 20/07/13)  

Caminhantes em belo trecho da ferrovia. (Imagem: Acervo pessoal - 20/07/13)

Limpas águas em riacho que passa sob a ferrovia. (Imagem: Acervo pessoal - 20/07/13)

Chegando ao túnel. (Imagem: Acervo pessoal - 20/07/13)

Grupo próximo ao túnel. (Imagem: Acervo pessoal - 20/07/13)

Exibindo as faixas sobre a entrada do túnel (Imagem: Arquivo pessoal - 20/07/13)


O grupo que participou da 1ª caminhada Nos trilhos da História, na boca do Túnel do Pavão. (Imagem: Esdras Monteiro - 20/07/13)

11 comentários:

  1. Muito bom que seja realizada mais dessas!

    ResponderExcluir
  2. Soube que a linha foi devolvida pela concessionária à ANTT. O que vai ser feito desse trecho a partir de agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos ao certo. Mas seria ótimo a reativação de trens de passageiros.

      Excluir
  3. parabém amigo pelo blog um bom serviço prestado a nosso patrimônio brasileiro,adicionei sua url ao nossa blogfera ok visite e venha nos seguir

    http://blogsferavitoriense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, teremos caminhada em breve, possivelmente na metade desse mês de Outubro. Acesse o facebook do MFPE: https://www.facebook.com/ProjetoMemoriaFerroviariaDePernambuco?fref=ts

      Excluir
  5. Existe um projeto de ligação entre as capitais do Nordeste, o que devolveria o uso às atuais linhas Norte e Sul em Pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniel. Resta agora saber se sai do papel. Da mesma forma o Trem Regional Recife - Caruaru.

      Excluir
  6. É certo q existe um grupinho q quer ver o resgate ferroviário, mas, a coisa faria melhor efeito se fosse o oceano humano, pois, grupinho é tirar um balde d,água na lagoa, o nível da mesma ñ baixará. No caso como aí das fotos, aqui em Sergipe eu faço essas caminhadas ecológicas rente aos trilhos. É pena eu ñ residir aí p,ra me misturar com essa turma e ver o túnel do Pavão.

    ResponderExcluir