sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Uma viagem de trem há 156 anos

  Uma simples viagem de trem até o Cabo e o ponta pé inicial já estava dado para a concretização de uma grande história. Foi a 8 de Fevereiro de 1858 que, partindo da estação de Cinco Pontas, vizinha ao velho forte de mesmo nome, a composição conduzindo mais de 400 pessoas partiu com destino a, na época, Vila do Cabo, como conta Estevão Pinto em seu livro “História de uma estrada de Ferro do Nordeste” nos seguintes trechos selecionados:

“O lançamento da pedra fundamental teve lugar a 7 de Setembro de 1855, na ilha do Nogueira, conforme o primitivo plano adotado (...) A inauguração, porém, ou melhor a abertura ao tráfego público só ocorreu em fevereiro de 1858. Foi essa a segunda estrada-de-ferro inaugurada no Brasil e a primeira companhia inglesa ferroviária que se veio estabelecer em nosso país.”
“(...) Desse modo, a primeira secção da linha (Cinco Pontas, Afogados, Boa-Viagem, Prazeres, Ilha e Cabo) só se inaugurou, como já vimos, em 1858 e tinha uma extensão de 31 km,511.”
“(...) A estação central fora montada, provisoriamente, na esplanada das Cinco Pontas, velho fortim holandês, de forma pentagonal, que também, em homenagem ao príncipe de Orange, teve o nome de Frederick Hendrik, - porquanto era pressuposto que uma estação de tal ordem deveria ocupar um local mais próximo do centro da cidade. No dia 8 de Fevereiro de 1858, a “Estrada de Ferro do Recife ao São Francisco” transportou de Cinco Pontas à vila do Cabo, mais de quatrocentas pessoas. O comboio partiu às 12 horas, após a benção tradicional; trinta minutos depois atingiria aquela vila, entre aclamações da população apinhada nos caminhos.” (Do livro: História de uma estrada de ferro do Nordeste. Estevão Pinto, 1949 - Editora Livraria José Olympio)

  Foi esta a primeira viagem de trem realizada no Nordeste brasileiro, que neste 8 de Fevereiro de 2014 está a completar 156 anos.
Estação ferroviária do Cabo. Esta é a mesma que recebeu a primeira viagem em 1858 e que até hoje funciona recebendo os trens urbanos da CBTU - METROREC. (Imagem: Arquivo pessoal )



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