quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Em Pernambuco: Um mês do patrimônio ferroviário

Neste mês de Agosto de 2016, diversas atividades voltadas para o patrimônio e memória ferroviária se realizarão em Pernambuco. A maior parte deles ocorrerá no Museu do Trem do Recife. Pela IXª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco que traz como temática a participação social na preservação do patrimônio, o Museu ferroviário mais antigo do país, sediado na Estação Central do Recife, trará uma programação bastante diversificada que começará no dia 15 de Agosto e irá até o dia 19, quando se encerra a Semana. Dentre as atividades realizadas no espaço, além de jogos didáticos para o público escolar voltados para o patrimônio ferroviário e das visitas guiadas ao espaço, ocorrerá uma oficina sobre gestão do patrimônio ferroviário, recital de cordel, lançamento do livro "A primeira ferrovia inglesa no Brasil", de Josemir Camilo de Melo e a exibição do curta-metragem "Painho e o Trem", roteiro e direção de Mery Lemos.
Fechando o "mês ferroviário", no dia 27 de Agosto, a ONG Movimento Nacional Amigos do Trem promove a 5ª Edição da Caminhada Nos Trilhos da História, que percorrerá 13 quilômetros da Linha Norte de Pernambuco, entre as estações ferroviárias de Carpina e Paudalho na Mata Norte de Pernambuco.
Confira os detalhes da programação do Museu e da Caminhada logo abaixo e saiba como participar:
Fonte: Museu do Trem do Recife (divulgação)

Fonte: ONG Amigos do Trem (Divulgação)


Um comentário:

  1. Excelente iniciativa do tema a ser abordado na IXª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Agora reporto-me à 5ª Caminhada pelos trilhos da História. Mas gostaria de fazer uma sugestão: gostaria de que quando das próximas caminhadas uma delas viesse a começar em Tracunhaém, seguindo para Nazaré da Mata em cujo trecho observarão parte da malha ferroviária totalmente coberta de mato, construções muito próximas ao leito da linha e a estação abandonada e em ruína; caminhando-se depois até Aliança, seguindo-se para Pureza e Timbaúba, para daí seguir-se até o Triângulo Ferroviário em Itabaiana (PB), onde a linha Norte conecta-se com outras ferrovias do Nordeste; uma segue para João Pessoa (Capital paraibana), outra destina-se até Natal (RN) e a terceira conecta-se com a ferrovia que segue até Fortaleza (CE), passando por importantes cidades do sertão paraibano como Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras. Mas o que desejo que vemos conheçam é a situação da malha ferroviária e das estações do percurso: 1ª) - Nazaré da Mata abandonada; 2ª) - Aliança totalmente em Ruína; 3ª - Pureza (que serviu de cenário para o romance PUREZA de José Lins do Rego), em situação de abandono; 4ª - Timbaúba, em regular estado de conservação, servindo atualmente de moradia (não sabemos se autorizada ou fruto de invasão); 5ª - Rosa e Silva totalmente arruinada; e 6ª - Triângulo Ferroviário de Itabaiana (PB) estação, oficina e pátio de manobras em abandono. É isso que desejo que vocês observem e tirem sua conclusões.
    Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

    ResponderExcluir