terça-feira, 3 de maio de 2011

A início da era diesel em Pernambuco

  Em 1938, a VFFLB (Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro) encomendou à English Electric Co. 3 locomotivas que viriam a ser as primeiras locomotivas diesel-elétricas do país. Era o início de uma nova era.
Uma das locomotivas da VFFLB.
  Em 1953, a RFN (Rede Ferroviária do Nordeste), visando agilizar o transporte de passageiros e cargas principalmente em Pernambuco, encomendou 13 locomotivas diesel-elétricas a English Electric, as quais foram embarcadas em Liverpool e desembarcadas no porto do Recife. Em 1954 essas locomotivas entraram em operação, decretando o início da era diesel em Pernambuco.
  Eram usadas principalmente na Linha Central, inicialmente entre Recife e Afogados da Ingazeira e na Linha Sul, entre Recife e Maceió. Depois também foram usadas na Linha Norte, para a Paraíba.
English Electric no Museu do Trem, no Recife (2008)
  O número de série dessas locomotivas era entre 701 a 713. A pintura inicial dessas máquinas era azul com faixas brancas (ver foto). Depois de 1957, algumas foram pintadas nas cores da R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal de Sociedade Anônima), em vermelho com faixas amarelas.
  Oficinas de manutenção para essas novas locomotivas foram instaladas na estação de Edgard Werneck. Também haviam oficinas em Sertânia e Jaboatão.
RS-8 na Estação Curado, em Recife (2009)
  Depois apareceram entre 1957 e 1959 as RSD-8 e RS- 8, fabricadas pela ALCO (American Locomotives Company). Essas vieram em maior número e até hoje encontram-se a maior parte em funcionamento, pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Locomotivas RSD-8 em Edgard Werneck, entregues ao abandono (2010)
  


  Hoje, das 13 English Electric só há relatos da que está preservada no Museu do Trem, no Recife, ainda nas cores originais. As restantes foram todas possivelmente sucateadas na década de 1980. As RSD-8 e RS-8 ainda podem ser vistas em operação (como dito, pela CBTU), na Linha Sul do sistema de metrô do Recife. Outras, sucateadas nas oficinas de Edgard Werneck.
  
  

3 comentários:

  1. Todas a Alco RSD-8, que um dia pertenceram a RFFSA, hoje pertencem a CFN/Transnordestina, que mantem 6 nas oficinas de Edgard Werneck (6 estão totalmente sucateadas do lado de fora dos galpões da oficina) e as demais (cerca de 31) ainda funcionam na malha da Transnordestina. Já as RS-8, 4 funcionam em Recife-PE, 3 em João Pessoa-PB, 4 em Natal-RN e 3 em Maceió-AL. De um total de 19 locomotivas Alco RS-8.

    Bom trabalho em montar essa história, é uma pena que a ferrovia em pernambuco esteja sofrendo pelo abandono.

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  2. Obrigado pela informação e por prestigiar nosso trabalho! Infelizmente a história de nossas ferrovias está em grande parte esquecida.

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  3. museu de merda sucateando trens .oh caras de paus ,sinicos oh estado xexelento jogando ferrovias no lixo só sendo brasil kkkkkkkkkkk
    (vergonhoso )

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