sexta-feira, 17 de junho de 2011

MFPE no METROREC

  Neste sábado, 11 de Junho, eu (André Luiz), em resposta a um grande convite de José Gomes que é operador do metrô do Recife, fui ter uma melhor visão do que é o METROREC. Fizemos viagens de ida e volta em cada uma das linhas eletrificadas da rede na cabine dos trens; primeiro a Linha Sul (Estação Central – Cajueiro Seco), depois a Linha Centro (Central – Jaboatão) e por fim Central – Camaragibe.
Estação Central do Metrorec (Foto: Arquivo pessoal - Junho de 2011).

  Todas as viagens foram ótimas e em cada uma delas José Gomes me deu valiosas aulas sobre o METROREC. Aprendi o quanto o sistema é organizado, desde a disposição de horários para atender à crescente demanda da população da Região Metropolitana do Recife até a  esquematização de segurança que é muito preventiva e bem elaborada.
  Apesar dos muitos trens em circulação, a organização dos mesmos praticamente impede o risco de colisões entre os mesmos. As viagens são muito rápidas e oferecem um certo conforto ao passageiro. Recentemente foi concluída a plena climatização de todos os carros, eliminando de vez o desconforto proporcionado pelo calor em dias de sol.
Oficinas de Cavaleiro. (Foto: José Gomes - Junho de 2011)

(Foto: José Gomes - Junho de 2011).

(Foto: José Gomes - Junho de 2011).

Vários trens estacionados em Cavaleiro. (Foto: José Gomes - Junho de 2011).
  O sistema dispõe de várias estações de energia que praticamente inibem o risco de interrupção total da operação por queda de energia. Há também um enorme complexo de oficinas em Cavaleiro para reparos, manutenção, limpeza, além de centros de pesquisa para a melhoria da rede.
A metrovia para Camaragibe, no momento em que cruza a Mata dos Brennand. (Foto: Arquivo pessoal - Junho de 2011). 

  O esquema de segurança é grande. Os trens são programados para várias situações. O bom funcionamento desse esquema também se deve ao conjunto de trabalho entre operadores, centro de controle e policiais ferroviários. Cabe também ao usuário respeitar as normas que lhes são impostas, tendo paciência, atenção e respeito. 
José Gomes, operador do METROREC e grande colaborador do MFPE.
  Com o advento da Copa do Mundo de Futebol de 2014, está programada a chegada de mais 15 trens para o sistema de Recife. Estão sendo construídos terminais integrados e uma estação, a de Cosme e Damião, entre Camaragibe e Rodoviária.
  Segundo José Gomes, uma composição do METROREC tem a capacidade de transportar 1200 pessoas e além dessa grande vantagem em relação a outros transportes terrestres, não polui o Meio Ambiente e é com esses e outros pontos que o Metrô representa a evolução do sistema ferroviário do Recife e região metropolitana.   
Pátio da estação Central na década de 1970. (Foto: Sindicato dos metroviários de Pernambuco).

O pátio da estação Central em 2011. (Foto: Arquivo pessoal - Junho de 2011).

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