Um túnel faz parte dessa rota, o do Pavão; localizado a poucos quilômetros do Cabo, foi o primeiro construído no Brasil. Então, tudo isso seria aproveitado em uma ferrovia turística nesse trecho. As cidades cortadas: Cabo, Escada, Ribeirão, Gameleira e Joaquim Nabuco. Muitas estações são de antigas usinas (das quais não sabemos o estado atual ainda), algumas já demolidas, outras parcialmente preservadas e outras realmente preservadas, como é o caso de Cabo, Joaquim Nabuco e Palmares. Seriam por volta de 92km de recordações, apesar que a abrangência turística poderia ser aumentada para outras cidades após Palmares que também tiveram sua importância na história dessa ferrovia, como: Catende, Jaqueira, Maraial, Quipapá.
Estação Palmares. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010). |
O túnel do Pavão. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010). |
Estação do Cabo. (Foto: Arquivo pessoal - 2009). |
Parabéns pelo brilhante trabalho! Sempre navego no blog para efetuar pesquisas. Muito obrigado! (Prof. Lucio Lima, Gameleira/PE).
ResponderExcluirObrigado Lucio! É um prazer ter representantes da comunidade docente do estado prestigiando nosso trabalho.
ExcluirAndré, boa noite, o blog é maravilhoso, gratidão. Por gentileza, onde posso obter dados do engenheiro responsável pela construção da ferroviária de Palmares, vi que tiveram muitos estrangeiros.
ResponderExcluirEstou buscando dados a partir de 1850 quando a estação de Palmares era ainda só terreno, mas pelo que vi já tinha alguns profissionais vindos do exterior para cá. Gratidão, Marleide Falcão