quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cabo - Palmares: O trecho mais antigo do estado

  Para uma ferrovia turística em Pernambuco, os trechos mais antigos são os da Linha Sul. Cabo a Palmares é o mais velho, inaugurado entre 1858 e 1862. Além de ter muita história o referido trecho, as belas paisagens da zona da mata são ainda mais intensas nele , isto é, imensos canaviais e maiores trechos do que sobrou da mata atlântica, vários rios e riachos, enfim, muita beleza.
  Um túnel faz parte dessa rota, o do Pavão; localizado a poucos quilômetros do Cabo, foi o primeiro construído no Brasil. Então, tudo isso seria aproveitado em uma ferrovia turística nesse trecho. As cidades cortadas: Cabo, Escada, Ribeirão, Gameleira e Joaquim Nabuco. Muitas estações são de antigas usinas (das quais não sabemos o estado atual ainda), algumas já demolidas, outras parcialmente preservadas e outras realmente preservadas, como é o caso de Cabo, Joaquim Nabuco e Palmares. Seriam por volta de 92km de recordações, apesar que a abrangência turística poderia ser aumentada para outras cidades após Palmares que também tiveram sua importância na história dessa ferrovia, como: Catende, Jaqueira, Maraial, Quipapá.

Estação Palmares. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

O túnel do Pavão. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2010).

Estação do Cabo. (Foto: Arquivo pessoal - 2009).

3 comentários:

  1. Parabéns pelo brilhante trabalho! Sempre navego no blog para efetuar pesquisas. Muito obrigado! (Prof. Lucio Lima, Gameleira/PE).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucio! É um prazer ter representantes da comunidade docente do estado prestigiando nosso trabalho.

      Excluir
  2. André, boa noite, o blog é maravilhoso, gratidão. Por gentileza, onde posso obter dados do engenheiro responsável pela construção da ferroviária de Palmares, vi que tiveram muitos estrangeiros.
    Estou buscando dados a partir de 1850 quando a estação de Palmares era ainda só terreno, mas pelo que vi já tinha alguns profissionais vindos do exterior para cá. Gratidão, Marleide Falcão

    ResponderExcluir