sábado, 4 de junho de 2011

Você conhece ou já ouviu falar ?

ESTAÇÃO RETIRO:


  A estação de Retiro, inaugurada em 1917, ficava no km 12 da Linha Centro. Hoje, onde era essa estação, existem as oficinas do Metrô do Recife. Era um simples ponto de parada e funcionou até por volta de 1935 quando foi inaugurada a estação de Floriano, numa área mais habitada, alguns quilômetros a frente.
A estação de Retiro, em um desenho meu, feito a partir de uma antiga foto. (Arquivo pessoal:  Setembro de 2010)

Retiro foi demolida já há muito tempo. De acordo com o livro "Antologia Ferroviária do Nordeste", aqui foi onde nasceu o ex-ferroviário Alcindo de Souza, filho de Luiz de Souza. Estes, dois grandes ex-ferroviários

ESTAÇÃO FLORIANO:  

   A parada de Floriano, conhecida por muitos como Socorro (nome do bairro), construída alguns quilômetros após da já demolida Retiro, foi inaugurada em 1935 e funcionou até meados da década de 1980. O MFPE localizou esta estação em 2009. A mesma resiste (de certa forma) como um pequeno fiteiro.
O que resta de Floriano, visto da estação de mesmo nome do METROREC. (Fotos: Arquivo pessoal - 2009) 

Passarela de acesso à estação. Os trilhos passam sobre a mesma. (Fotos: Arquivo pessoal - 2009) 


Sustentações da cobertura da plataforma. Estas foram as que o povo não levou.  Outras foram cerradas. (Fotos: Arquivo pessoal - 2009) 


A plataforma da estação com muito mato, não dando nem para ver os trilhos. (Fotos: Arquivo pessoal - 2009) 


(Fotos: Arquivo pessoal - 2009)

  

Um comentário:

  1. ei moradores limpem esse mato dos trilho ai por perto não destrua o resto que essa empresa xexelenta jogou fora e governantes burros !

    ResponderExcluir