quarta-feira, 9 de maio de 2012

A ponte de trem no vale de Mimoso

  Neste ano, completam-se 100 anos da chegada do trem em Arcoverde. Até que isso fosse possível, em 1912, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (depois Linha Centro) teve que vencer inúmeros obstáculos naturais, a exemplo da Serra das Russas entre Pombos e Gravatá. Um ano antes, em 1911, era inaugurada a estação de Mimoso, localizada a cerca de 18 quilômetros da estação de Arcoverde, uma distância relativamente curta, mas que ainda reservava aos engenheiros da Great Western (empresa concessionária da Linha na época), alguns desafios. O principal destes desafios estava a apenas um quilômetro e meio da estação de Mimoso: transpor um vale entre os montes da região. Para isso foi necessário construir, em meio a caatinga mais uma obra de arte; dessa vez uma ponte de 130 m de comprimento em linha reta. A altura máxima dessa construção com relação ao solo se aproxima dos 20 m. A imponente construção tem uma estrutura de ferro no seu vão apoiada sobre pilares de tijolos de pedra.
  O Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco visitou a construção em fins de Outubro de 2011. Um pouco antes do local da ponte, que permanece intacta, nota-se um trecho em que os trilhos foram roubados, restando apenas o caminho de terra. Notamos também a presença de restos de dormentes do trecho em que os trilhos foram roubados. Trouxemos conosco, como lembrança, um apetrecho utilizado na fixação dos trilhos aos dormentes na via férrea e que estava jogado próximo a ponte.

Trajeto da ferrovia entre a ponte e a estação de Mimoso. (Imagem: Google Earth - 2002) 


  Veja a seguir o vídeo que fizemos em nossa visita a ponte ferroviária em Mimoso.


3 comentários:

  1. quem vai comemorar a reativação da ponte ferroviária de mimoso, vai ser saci pererê ,papai noel ,a cuca,marcianos,e a mumia do egito kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Uma pena, quanto dinheiro tempo e estudo foram necessários para erguer esta estrutura. Poderia servir de ponto de aulas de Rapel para iniciantes.

    ResponderExcluir
  3. So no Brasil coisas assim acontecem,um país que sucateia sua malha ferroviária jamais poderá ser levado a sério. Triste fim de tão bonitas estações, pontes e galpões abandonados.

    ResponderExcluir