quarta-feira, 25 de março de 2015

Há 130 anos, o início de uma grande jornada por trilhos

O dia 25 de Março de 2015 marca uma data especial para a história da ferrovia em Pernambuco. Completam-se nesta data os 130 anos de inauguração do trecho Recife - Jaboatão da Estrada de Ferro Recife a Caruaru, ferrovia esta que em 1889 passaria a se chamar Estrada de Ferro Central de Pernambuco. Embora a inauguração desse primeiro trecho só tenha ocorrido em 1885, já em 1866 já se cogitava a possibilidade de interligar o Recife aos centros populosos do Agreste do estado. Na década de 1870 foram então feitas as definições e criada a Estrada de Ferro do Recife a Caruaru. Suas obras começaram então em 1881, sendo o primeiro trecho de 17 quilômetros concluído e inaugurado em 1885. Este primeiro trecho partia da provisória Estação Recife, ao lado da Casa de Detenção até a Estação Jaboatão, num trecho intermediado apenas pela Estação Tejipió. O dia da inauguração, 25 de Março, foi bastante festivo. Três composições inaugurais percorreram o trecho saindo a primeira às 09h da manhã, a segunda às 11h e a terceira às 13h. Conforme descreve o Diário de Pernambuco, em edição de 27 de Março de 1885, as duas primeiras composições levaram 32 minutos para percorrer todo o trecho, só a última de 13h que teve um certo atraso por problemas na locomotiva. Todas as composições foram recebidas com festa em Jaboatão, saudadas por foguetes, músicas, coroas de flores, muita festa.
Estava estabelecida a primeira ligação ferroviária entre o Recife e Jaboatão, o que veio a facilitar bastante o deslocamento entre as mesmas. O livro Memórias Destruídas de Jaboatão, de James Davidson, relata que antes da chegada do trem, era difícil se locomover de Jaboatão para Recife ou ao contrário, dependendo-se de carruagens.
No início apenas três estações: Recife, que não era a atual Central, que só viria a ser concluída três anos depois em 1888; Tejipió e Jaboatão. Posteriormente, com o aparecimento de demanda ao longo do trecho, dentre necessidades técnicas da ferrovia, foram surgindo novas estações, como Ipiranga em 1900, Areias (posterior Edgard Werneck) em 1891, Coqueiral em 1919, Floriano em 1935. Vale ressaltar que o traçado desta ferrovia, cerca de 100 depois de sua inauguração, viria a ser utilizado para a implantação do Metrô do Recife, sendo algumas estações do atual sistema de metrô de localização e nomenclatura das antigas estações. Mas, de todas essas estações, apenas uma é remanescente do histórico 25 de Março de 1885 e esta é Jaboatão. Mesmo em condições lamentáveis, arruinada, a edificação de Estação de Jaboatão não demonstra motivos para comemorar. Nem de longe é mais aquela que recebeu os trens inaugurais da linha. Sem telhado, portas ou janelas, a histórica edificação pena e implora por sua revitalização, bem ao Centro, no coração da cidade de Jaboatão, cidade que muito evoluiu e muito deve a ferrovia, mas que demonstra ter esquecido essa importante parte de sua história.
Os 17 km de ferrovia continuaram a ser prolongados em direção ao Agreste, mas só alcançaram Caruaru em 1895, demora devida principalmente à dificuldade em se vencer a Serra das Russas, onde foi necessária a abertura de 21 túneis e inúmeros viadutos. A ampliação continuou nas mãos da Great Western, a partir do início do século XX, sempre por períodos interruptos e em 1949 chegavam os trilhos a Afogados da Ingazeira. A Rede Ferroviária do Nordeste e posteriormente a Rede Ferroviária Federal continuaram a prolongar a linha na década de 1950 que atingiu seu extremo em Salgueiro em 1963, com 609 km de trilhos. Foi a maior ferrovia já construída em Pernambuco. Deveria ter sido interligada a outras ferrovias no Ceará e na Bahia, mas isso nunca se concretizou, lamentavelmente.
Fica então a breve homenagem do Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco ao 130º aniversário de inauguração do primeiro trecho do que foi um dos principais troncos ferroviários do estado.
130 anos importantes para Pernambuco. (Edição: André Cardoso)

Esta é Estação de Jaboatão. Há 130 anos a mesma recebia o primeiro trem da
futura Linha Centro. Hoje, só abandono. (Imagem: Arquivo MFPE - Março/2015)

3 comentários:

  1. Parabéns André pelo belo blog. Nós que somos apaixonados pela ferrovia agradecemos pela bela iniciativa.

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  2. a maioria está sucateada ,empresários e politicos não fazem nada só falação blá blá blá ,vão ruas amantes da ferrovias cobrem dessa gente !

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  3. Onde posso achar algo sobre a ferrovia de paulista ( fábrica dos lundgrens

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