terça-feira, 7 de junho de 2011

Camaragibe – Nazaré da Mata: Uma opção para o turismo

    Se fosse ser instituída uma ferrovia turística em Pernambuco compreendida entre Camaragibe e Nazaré da Mata haveriam alguns pontos que deveriam ser estudados, como a recuperação de algumas estações como Paudalho e Camaragibe, esta última principalmente pelo péssimo estado em que se encontra. Também deve-se observar que a referida linha é utilizada pelos cargueiros da Transnordestina Logística.
  A paisagem da Zona da Mata proporcionaria uma ótima viagem, em meio a canavias, atravessando rios e riachos, restos de Mata Atlântica, enfim, muitas belezas. O trecho foi inaugurado entre 1881 e 1882.  As estações componentes do trecho seriam: Camaragibe, São Lourenço, Tiuma, Pirassirica (demolida), Mussurepe (parada), São Severino (embora a estação esteja demolida, o povoado é importante e a ferrovia fez parte de sua história), Paudalho, Carpina, Tracunhaém (embora demolida) e Nazaré da Mata. O percurso é de cerca de 53 km, mas com estudos depois poderia ser prolongado a outras cidades importantes para essa ferrovia como Aliança e Timbaúba.
Estação Nazaré da Mata. (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).

Estação Carpina. (Foto: Arquivo pessoal: Agosto de 2010)

Estação Paudalho (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).

Estação Camaragibe. (Foto: Arquivo pessoal: 2009).

Estação São Lourenço. (Foto: Arquivo pessoal - 2009)

Estação Tiuma. (Foto: Arquivo pessoal - 2009).


4 comentários:

  1. Q crime gravíssimo. O povão tem a haver com isso tbm porq isso ñ é do governo como os trouxas do povão pensa, ñ, o governo ñ é dono nem da casa dele porq se ñ botar grades reforçadas nas portas e janelas, o vagabundo entra p,ra pegar aparelho de DVD e outros, quanto mais esse patrimônio com suas estações em ruínas ser do governo e é o motivo do povão ñ reagir a esse descaso. Isso aí teve financiamento dentro e esse financiamento ñ foi privativo, ñ. Por isso, vamos reagir e por a coisa em prática. O povão pode fazer de algo tbm.

    ResponderExcluir
  2. estação de Camaragibe tapera que vergonha gente tanto dinheiro que rola ,memória da ferrovia ,tá mais prá memória de barata a linha férrea

    ResponderExcluir
  3. a linha férrea coberta de mato e ferrugem ,abandonada por esses governantes e empresários cara de pau sem bom senso !

    ResponderExcluir
  4. a maioria da população dai são songa mongas ,nem liga .vamos as ruas fazer passeata a favor da volta de trens e recuperação das estações ,cobrem desses governantes e a empresa ferroviária que está sucateando a malha ferroviária de Pernambuco !

    ResponderExcluir