segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ruínas de uma estação e uma ponte metálica em Ipanema (Pesqueira-PE)

   Na Linha Centro de Pernambuco, de Recife a Salgueiro, muitas pequenas estações foram construídas para atender a pequenos povoados. Itã (em Afogados da Ingazeira), Gonçalves Ferreira (em Caruaru), Pinto Ribeiro e Henrique Dias (em Sertânia) e, dentre estas e muitas outras esteve a estação ferroviária de Ipanema, localizada num pequeno povoado de mesmo nome entre Pesqueira e Mimoso.
 Tal estação foi inaugurada em 1910, pela G.W.B.R. Funcionou até meados da década de 1980. Tudo indica que foi demolida ao final da mesma década. Segundo estudos feitos pelo Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco, a arquitetura desta estação tinha algumas semelhanças com a da estação de Sanharó tais como: os ferros de sustentação da cobertura da plataforma, paredes de reboco inferior grosseiro e bases em pedra.
  Entrevistamos alguns moradores locais. Nestas entrevistas constatamos que a referida edificação foi realmente demolida há mais de 20 anos e que a nova Transnordestina passará a alguns metros distante do leito da antiga Linha Centro.
A plataforma da estação de Ipanema. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)

Bases das ruínas da estação de Ipanema. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)


(Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)

A estação de Ipanema e o que restou da mesma. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)

(Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)

(Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)

Aspecto da ferrovia em Ipanema. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)


A ponte metálica sobre o Rio Ipanema, em Ipanema. (Foto: Arquivo pessoal - Janeiro de 2011)
  Numa das fotos acima vemos a ponte de ferro sobre o Rio Ipanema que, além dos trilhos, é o único item da ferrovia preservado no local. 
  Veja no vídeo a seguir, algumas imagens das ruínas da estação e uma pequena reportagem sobre a ponte ferroviária sobre o Rio Ipanema.
  

   Ficam algumas perguntas:
           1- Por que a estação foi demolida?
           2- Por que reconstruir a Linha Centro em vez de recuperá-la? Economizaria não é?



4 comentários:

  1. Já coloquei seu blog nos meus favoritos. Achei excelente! Sou de Pesqueira.
    Também gostaria de saber quem cometeu esse crime da demolição da estação de Ipanema. Além do evidente valor histórico, a estação daria uma cara ainda mais bonita a este simpático povoado. Ipanema foi um lugar importante no passado, trata-se do que foi a fazenda Barra no século XIX.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo! Realmente, Ipanema é um lugar muito bonito, poderia ser mais ainda se mantivesse sua estaçãozinha preservada.

      Excluir
  2. SEMPRE ACOMPANHO SEUS DOCUMENTARIOS ANDRE CARDOSO , E MUITO PRAZEROSO , FICO TRISTE EM VER NOSSAS FERROVIAS NESTE ESTE ESTADO !

    ResponderExcluir