sábado, 15 de setembro de 2012

Há 130 anos atrás

  A 15 de Setembro de 1882, a Great Western inaugurava mais um trecho de sua primeira ferrovia; tratava-se de um ramal partindo da Linha tronco para Limoeiro. Partindo de Carpina, o referido trecho passava pelas estações de Tracunhaém, Nazaré da Mata, Junco (em Nazaré da Mata), e Upatininga (em Aliança).
  Na época dessa inauguração, o trem fazia-se como principal transporte tanto de cargas quanto de passageiros entre o interior e a capital do estado. A economia açucareira era muito forte na região por onde passava a Estrada de Ferro do Limoeiro. O referido ramal, devido sua grande importância, veio a ser linha tronco quando da sua prolongação e ligação com a linha vinda da Paraíba em 1900.
  Nesses 130 anos, muita história ocorreu; as cidades contempladas com a ferrovia se desenvolveram, porém não souberam valorizar o patrimônio que foi de tanta importância para seu crescimento, a ferrovia. Após a desativação dos trens de passageiros, apenas trens de carga circulam raramente pelo trecho que futuramente integrará a Nova Transnordestina. As estações desativadas na década de 1980 não tiveram então a devida valorização dos moradores de suas localidades; começando por Tracunhaém, estação da qual hoje só o que resta é a velha plataforma, quase invisível no meio do matagal que a cerca.
Seu Edmílson, sobre restos de um vagão, não escondeu a saudade do trem.
(Foto: Arquivo pessoal - Agosto de  2010)

  Cerca de 5 km quilômetros a frente fica a estação de Nazaré da Mata, curiosamente a única que ficou de pé deste ramal inaugurado em 1882. Apesar disso, sua condição atual é precária; a cobertura da plataforma está corrompida e as portas do prédio lacradas. Há ainda uma espécie de armazém para grãos que ainda guarda um estrutura provavelmente para carregamento dos trens e uma garagem para autos de linha usada pela CFN (atual Transnordestina Logística). Quando visitamos a estação em 2010, encontramos seu Edmílson, vizinho da estação. Quando chegamos ele até pensou que fôssemos da Rede Ferroviária e explicamos a ele nosso trabalho. Durante nossa conversa ele nos mostrou uma carcaça de vagão em frente à sua casa e ao pátio da estação e falou-nos da época em que o trem de passageiros ainda passava pela velha estação: "A estação era muito movimentada, o trem que passava aqui era azulzinho e branco e muito grande, era o Trem Asa Branca. Havia um sino na estação e os trens de passageiros passavam todo dia, cargueiros vez em quando. Pense num transporte bonito e seguro que era".
  A estação seguinte, a cerca de 6 km de Nazaré era Junco. Segundo o site Estações Ferroviárias do Brasil (http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcp_pe/junco.htm), esta era uma parada que servia a um antigo engenho de mesmo nome. A estação já não existe mais, apenas construções do engenho próximas à linha.
  Upatininga, cerca de 4 km a frente, é a última estação do trecho. Fica no município de Aliança; infelizmente   da mesma só as ruínas permanecem no local.
  É a triste realidade de mais um trecho das nossas ferrovias. A história que completa 130 anos do ramal Carpina a Upatininga fica esquecida na Zona da Mata Pernambucana.
Engenho Junco, nas proximidades onde ficava a parada ferroviária de Junco. (Foto:   http://mestresantino.blogspot.com.br/)

De Tracunhaém só restou a plataforma cercada pelo mato. ( Foto: Rinaldo Dantas, 2008 - Do site Estações Ferroviárias do Brasil)

O que sobrou da estação de Upatininga em meio a um canavial. (Foto: Rinaldo Dantas, 2008 - Do site Estações Ferroviárias do Brasil)

A única que se salvou, até agora, a estação de Nazaré da Mata luta contra a ação do tempo. (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).

A plataforma da estação de Nazaré que outrora era bastante movimentada. (Foto: Arquivo pessoal - agosto de 2010)

Estação de Nazaré: Portas lacradas e cobertura da plataforma corrompida . (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).


Local para carregamento de vagões no pátio ferroviário de Nazaré da Mata. (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).
Garagem de autos de linha em Nazaré da Mata, ainda utilizado pela atual concessionária de ferrovia. (Foto: Arquivo pessoal - Agosto de 2010).


6 comentários:

  1. André, parabéns cara excelente texto. Você está fazendo um belo trabalho mantendo viva a memória das ferrovias do estado. Brilhante trabalho cara!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. essa ferrovia nazaré da mata ,boa parte tá um fiasco coberto pelo mato o ferrugem total !
    estações só ruinas

    ResponderExcluir
  4. a população que mora perto da linha férrea ,deveria limpar os trilhos e capinar o mato só falar que tem saudade e não fazer nada .fala sério gente
    faça sua parte !

    ResponderExcluir