Construída pela Great Western e inaugurada em 1881, Carpina
era uma das principais estações da Linha Recife a Limoeiro. Foi por muitos anos
a estação da bifurcação da linha vinda do Recife (Estação do Brum) que se
dividia em um ramal para Nazaré da Mata (posteriormente prolongado até a
Paraíba) e a continuação da linha para Limoeiro (mais tarde prolongada
definitivamente para Bom Jardim).
Antes de sua emancipação política, o
território carpinense abrangia dois distritos: o de Floresta dos Leões,
pertencente ao município de Paudalho, e o Chã de Carpina, integrante do de
Nazaré da Mata, separados pelos trilhos da antiga Great Western no centro da
zona urbana. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carpina)
A estação se chamou Floresta dos Leões da sua inauguração
até 1938 quando o já município (desde 1928) de mesmo nome passou a se chamar
Carpina.
A chegada da linha férrea foi de grande contribuição para o
comércio da localidade. A estação contava com um amplo pátio composto por três
desvios, duas plataformas para embarque de passageiros, caixa d’água, armazéns,
girador de locomotivas e o prédio principal.
Segundo notícias do Diário de Pernambuco, publicadas no site
Estações Ferroviárias do Brasil, em Março de 1980 ainda haviam trens de
passageiros para Carpina: o US-21, 23 e 25 de ida e US-22, 24 e 26 de volta,
sendo três trens todos os dias nessa época, porém ainda no final de 1980 os
trens deixaram de ir até Carpina, chegando apenas até São Lourenço da Mata.
A linha que cruza Carpina segue para a Paraíba (antigo ramal
de Nazaré da Mata prolongado no fim do século XIX) e pertence a Transnordestina
Logística (antiga CFN), desde 1997. O ramal para Bom jardim já não tem mais
seus trilhos, desativado pela RFFSA na década de 1960. Nos últimos tempos,
segundos moradores, raros são os trens cargueiros a passar pela linha. Autos de
linha também não são muito frequentes na via que em certos trechos o mato
começa a cercar os trilhos. A velha estação meio descaracterizada segue
razoavelmente preservada junto com a velha caixa d’água e a plataforma de
embarque para o antigo ramal de Bom Jardim.
Confira a seguir algumas imagens da estação.
Confira a seguir algumas imagens da estação.
A estação de Carpina. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010). |
Plataforma principal da estação e caixa d'água ao fundo. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010). |
A plataforma secundária da estação, possivelmente servia a saída para o ramal de Bom Jardim. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010). |
As duas plataformas. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010). |
A velha caixa d'água da estação, trazida da Inglaterra. (Foto: Arquivo pessoal - Julho de 2010). |
Vagões da Transnordestina Logística parados no pátio da estação. (Foto: Arquivo pessoal - Junho de 2010). |
O velho prédio da estação, com mais de 130 anos. (Foto: Arquivo pessoal - Junho de 2010). |
Bonito trabalho de resgate da memória ferroviária de pernambuco. meus parabens
ResponderExcluirdaniel pereira lopes
a quem pertence o predio hoje? prefeitura ou rfsa:
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