O estado de
Pernambuco foi o primeiro do Nordeste e segundo do Brasil a possuir uma
ferrovia. O primeiro trecho ferroviário de nosso estado foi inaugurado em 1858,
mais precisamente a 8 de Fevereiro de 1858, entre as estações de Cinco Pontas
(no Recife) e a estação ferroviária da Vila do Cabo (esta até hoje existente e
em uso desde sua inauguração há 155 anos). Era este o trecho inicial da Estrada
de Ferro do Recife ao São Francisco que tinha o propósito inicial de ligar a
capital pernambucana à cachoeira de Paulo Afonso do rio São Francisco.
Estação Ferroviária do Cabo. (Foto: Arquivo pessoal - 2009) |
A partir daí
surgiram outros caminhos de ferro que facilitaram muito a ligação entre o
interior e o litoral do estado. Enquanto a E. F. Recife ao São Francisco era
prolongada, atingindo Una (atual Palmares) em 1862, Catende (1882) e Garanhuns
(1887), era criada na Inglaterra no ano de 1872 a The Great Western of Brazil Railway Company que ganhara do Império
Brasileiro a concessão de explorar uma ferrovia no estado de Pernambuco,
ligando Recife a Limoeiro. Em 1879 foi lançada a pedra fundamental desta ferrovia,
sendo inaugurada em 1882. Neste mesmo ano, a Estrada de Ferro Central de
Pernambuco, que tinha a proposta de ligar a capital pernambucana ao Agreste,
iniciara suas obras de construção, inaugurando seu primeiro trecho entre a
estação Central do Recife e Jaboatão em 1885.
No início do século
XX, com a proposta de unificação da rede, a Great Western assumiu a concessão
das demais ferrovias pernambucanas. Daí nossas ferrovias ficaram organizadas da
seguinte forma:
Linha Centro: Antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco,
partindo da estação Central com direção ao Sertão, passando pela região central
do estado.
Linha Norte: Partindo da estação do Brum, no Recife,
cortando a Zona da Mata Norte do estado e se ligando com o estado da Paraíba, com
ramal de Carpina a Limoeiro (posteriormente prolongado a Bom Jardim).
Linha Sul: Antiga Estrada de Ferro do Recife ao São
Francisco, partindo da estação de Cinco Pontas, cruzando a Zona da Mata Sul e
se ligando com o estado de Alagoas, possuindo ramais para Garanhuns, Barreiros
e Cortês.
Estação Ferroviária do Brum. (Foto: Arquivo pessoal - 2009) |
Em 1934 foi
centralizada para a Estação Central do Recife, a partida de todos os trens que
saiam da capital pernambucana. Em 1937, era inaugurada a estação terminal de
Bom Jardim do prolongamento do Ramal Limoeiro – Carpina. Neste mesmo ano, a
Linha Centro atingia o município de Sertânia.
Em 1950, foi criada
a Rede Ferroviária do Nordeste (RFN) para abranger as ferrovias oriunda da
Great Western extinta neste ano. Esta companhia iniciou o processo de
“diselização (mudança de tração a vapor dos trens, para diesel)” das ferrovias
pernambucanas, com a aquisição em 1954 de 13 locomotivas diesel-elétricas, as
English Electric, das quais o último exemplar foi salvo e está no Museu do Trem
do Recife.
Estação Ferroviária de Sanharó, na Linha Centro (Foto: Arquivo pessoal - Jan, 2009). |
Na década de 1960
foi concluído o último trecho da Linha Centro, com a inauguração da estação
terminal de Salgueiro; também nessa mesma época a RFFSA lançou um programa de
erradicação de ramais antieconômicos que condenou vários ramais ferroviários
pelo Brasil. Infelizmente, ramais pernambucanos não ficaram de fora e em 1968 o
Ramal de Bom Jardim, já sem uso desde 1963 por conta de uma cheia que havia
desaterrado os trilhos em um trecho, foi oficialmente erradicado; em 1970 foi a
vez do Ramal de Cortês, em 1971 o Ramal de Garanhuns e no fim da década de
1980, o Ramal de Barreiros.
No início da década
de 1980,a estação Central do Recife foi desativada para a construção da via do
Metrô do Recife. Foi então construída para assumir o papel da antiga Central,
no local onde ficava a antiga estação de Cinco Pontas (demolida em 1969 para
construção do viaduto de Cinco Pontas sobre a Avenida Sul, no Recife), uma
“nova” estação Cinco Pontas.
A década de 1980
também foi marcada pela desativação dos trens de passageiros de longo percurso
entre nas Linhas Norte, Sul e Centro. Na década de 1990, foi a vez dos trens
cargueiros da RFFSA que circulavam nessas linhas.
Início do pátio de manobras da estação ferroviária de Ribeirão, na Linha Sul (Foto: Arquivo pessoal - Jan, 2013) |
Em 1998, as
ferrovias pernambucanas foram privatizadas, assumindo sua concessão a CFN
(Companhia Ferroviária do Nordeste).
Hoje, o atual quadro
do patrimônio ferroviário de Pernambuco é triste: estações abandonadas e
arruinadas por todas as linhas, roubo de trilhos e invasões na Linha Centro
(sem uso desde 2001, quando circulou o último Trem do Forró de Caruaru, último
a utilizar a linha). Por outro lado algumas estações foram salvas por
iniciativas municipais que contribuíram muito dessa forma para a preservação da
memória da ferrovia pernambucana, sendo transformadas em centros culturais,
museus, bibliotecas e são pontos turísticos das cidades que realizaram essa elogiável
atitude.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO CABO-PE, EM USO PELA CBTU, É A MAIS ANTIGA DO BRASIL AINDA EM FUNCIONAMENTO.
O TÚNEL DO PAVÃO, A ALGUNS QUILÔMETROS DA ESTAÇÃO DO CABO, É O MAIS ANTIGO DO BRASIL.
O TRECHO DA LINHA CENTRO ENTRE RECIFE E GRAVATÁ É TOMBADO PELA FUNDARPE.
Referências:
Pinto, Estevão – História de uma estrada de ferro do
Nordeste, Editora Livraria José Olimpyo, 1949.
Côrtes, Eduardo - Da Great Western ao metrô do Recife,
Editora Persona, 2004.
Estações Ferroviárias do Brasil – www.estacoesferroviarias.com.br
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ResponderExcluirMuito bom o blog, cara. As informações são muito importante para que o legado da antiga malha ferroviária de Pernambuco não seja completamente esquecida.
ResponderExcluirAbraços e a gente se vê na Universidade o/
Obrigado Wesley!
Excluirgovernantes e a própria empresa ferroviária ,tem culpa desse sucateamento manutenção ,modernização e outras coisas .são uns caras de pau cupins de ferro kkkkkkkkkk
ResponderExcluiressas estações fantasmas restauradas sem trens circulando não vale nada !
ResponderExcluirprojeto sem restauração de estações ,linhas e trens é pura balela projeto memòria de barata kkkkkkkk
ResponderExcluirCORREÇÃO;A LINHA QUE PASSA POR GRAVATÁ,BEZERROS E CARUARU FOI DESATIVADA EM 1999 QUANDO PASSOU O ULTIMO TREM DO FORRÓ
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