Foi no dia 8 de Fevereiro de 1858, da estação de Cinco Pontas (ao lado do forte de mesmo nome) no Recife, ao meio dia, que partiu o primeiro trem do estado de Pernambuco, num percurso de 31,5 km em bitola larga (1,60 m), conduzindo 400 pessoas com destino à estação do Cabo. Estava inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro do Recife ao São Francisco. As estações do referido trecho eram: Cinco Pontas, Afogados, Boa Viagem, Prazeres, Ilha, Santo Inácio e Cabo.
Mário Sette, conta como foi a chegada da ferrovia no estado em sua publicação "O segundo trem do Brasil":
"No começo haviam dois trens para o Cabo, um às nove da manhã e outro às cinco da tarde. As passagens e 1ª classe custavam quatro mil réis. Ir ao Cabo de trem "virara moda" na época. Os anúncios diziam que nenhum entretenimento se comparava a essa excursão " num cômodo banco de carruagem puxada por locomotiva possante, vendo pelas janelinhas canaviais, cajueiros, praias e coqueirais, mangues e colinas". Havia mesmo um Grande Hotel do Cabo, que oferecia aos turistas hospedagem com descentes e abundantes iguarias, belo banho e ótimo jardim, tudo isso acompanhado de uma banda de música militar para os divertimentos da noite (...)". (FONTE: "HISTÓRIA DE UMA ESTRADA DE FERRO NO NORDESTE" - ESTEVÃO PINTO - 1949)
No último dia 8 de fevereiro, completaram-se 154 anos da inauguração do trem do Cabo. Hoje, praticamente só existe a velha estação do Cabo para contar a história e o velho trem diesel que será substituído pelo VLT. Da estação de boa viagem, como relatamos em
postagem anterior, parecem ainda existir suas ruínas (
http://memoriaferroviariadepe.blogspot.com/2011/05/estacao-de-boa-viagem-foi-realmente.html). A estação de Cinco Pontas foi demolida para dar passagem à avenida Sul, outras transformadas em modernas estações da Linha Sul do Metrorec, desvalorizando assim boa parte dessa grande história. E assim segue a história da segunda estrada de ferro do Brasil, a primeira do Nordeste.
A seguir algumas imagens históricas do Trem do Cabo:
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A primitiva estação de Boa Vigem, provavelmente nos anos 1980. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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A estação do Cabo, com trens em seu pátio, provavelmente nos anos 1980. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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A estação do Cabo na década de 1980. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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A última estação de Cinco Pontas, utilizada até o fim da década de 1990. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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Foto da esplanada das Cinco Pontas. Na foto vê-se a primitiva estação de Cinco Pontas (parte inferior da foto) ao lado do Forte de mesmo nome. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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A bela e primitiva estação de Prazeres, entre as décadas de 70 e 80. Infelizmente não foi preservada pela R.F.F.S.A. e substituída por uma outra mais moderna que mais tarde também cedeu lugar à estação de mesmo nome do Metrorec. (Fonte: Acervo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco) |
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Foto nostálgica. Esta locomotiva, a número 1 do estado, fez a viagem inicial entre Cinco Pontas e Cabo em 1858. Deveria estar exposta e preservada na estação Central do Recife, porém não se sabe seu destino que possivelmente foi a sucata. |
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Trem diesel na estação do Curado, ainda resistindo ao progresso e à falta de censo do brasileiro com relação a preservação da sua história. (Foto : Arquivo pessoal - 2008). |
Excelente publicação!
ResponderExcluirObrigado Diogo!
ResponderExcluirmuitoo bom
ResponderExcluirÓtimo trabalho, parabéns!
ResponderExcluirSão maravilhas que o governo ditatorial militar extinguiu junto com o transporte ferroviário.
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